TECNOLOGIA A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO: ESCOLA PIAUIENSE ADOTA
APLICATIVO PARA INCLUIR ALUNOS AUTISTAS NO DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL.
Por:
Tainã Lopes RU: 1916055
Polo
de Picos- Pi
14/09/2017
Fonte: http://www.reab.me/aplicativo-abc-autismo-tarefas-baseadas-na-metodologia-teacch/
A evolução e transformação nasce da
necessidade de mudança e adaptação à uma sociedade em constante mutação, são
diversos os fatores que nos fazem ir em busca de um novo método para lidar com
determinadas situações. Na área educacional podemos notar diversos avanços no
que diz respeito a adaptação de alunos com deficiência tanto à sociedade quanto
ao ambiente escolar. É cada vez mais comum nos depararmos hoje em dia com
escolas que adotam meios tecnológicos para a otimização do ensino para crianças
com diferentes necessidades. É o que nos mostra a escola da cidade de Picos-Pi,
Instituto Glória Maria, que neste ano passou a fazer uso do ABC
autismo, aplicativo desenvolvido para auxiliar no processo de
aprendizagem de crianças autistas por meio de diversas atividades.
Não
é novidade nenhuma que cada vez mais as tecnologias vêm se inserindo na
sociedade como meio facilitador em diversos âmbitos, o aplicativo ABC autismo
nos prova isso. Criado com base na metodologia TEACCH, o jogo tem por objetivo
auxiliar a criança autista na aprendizagem de maneira divertida e educativa. De acordo com Lewin e Leon (1995), o TEACCH consiste
em:
Um programa de atendimento que envolve basicamente a psicologia comportamental e a psicolinguística. Tem como objetivo apoiar o autista a chegar à idade adulta com o máximo de autonomia possível. Ajudando-o a adquirir habilidades de comunicação para que possam se relacionar com outras pessoas e, dentro do possível dar condições de escolha para a criança (LEWIS; LEON; 1995, p.223).
Um programa de atendimento que envolve basicamente a psicologia comportamental e a psicolinguística. Tem como objetivo apoiar o autista a chegar à idade adulta com o máximo de autonomia possível. Ajudando-o a adquirir habilidades de comunicação para que possam se relacionar com outras pessoas e, dentro do possível dar condições de escolha para a criança (LEWIS; LEON; 1995, p.223).
Dentro desse contexto, a escola Instituto
Glória Maria, observando uma crescente necessidade de uma melhor abordagem no
que diz respeito ao acompanhamento da criança autista, viu no aplicativo uma
forma lúdica de transformar o ambiente de sala de aula no lugar mais preparado
e adaptado a receber crianças com dada deficiência,
“Vemos essa adaptação como
uma evolução não só da escola em particular, mas de toda cidade que agora pode
contar com um uma educação focada no aluno com deficiência, o que aumenta as
chances de um desenvolvimento pleno e da autonomia do aluno” Declara a diretora
Maria dos anjos em entrevista.
As atividades contam com 4 níveis de
dificuldade e várias estrelas para coletar ao longo das 40 atividades
disponíveis. O aplicativo é gratuito e pode ser baixado de qualquer aparelho
com sistema operacional Android pelo Google play.
Comentários
Postar um comentário