EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA ESCOLA LANDRI SALES EM PICOS - PI
Por: Ricardo de Moura Borges. RU:
1389897
Polo – PICOS - PI
Data:
13/09/2017
Unidade Escolar Landri Sales: Sala de aula para alunos com deficiência visual e auditiva.
A
Unidade Escolar Landri Sales, localizada na Rua Monsenhor Hipólito, 157
pertencente a cidade de Picos no Piauí oportuniza aulas para acesso de educação
inclusiva para alunos com deficiência auditiva e visual. Os alunos com
deficiência auditiva e visual que estão matriculados na rede de ensino
fundamental e médio das regiões de Picos e cidades vizinhas podem se matricular
e estudar no Landri Sales, onde é disponibilizado material e professores
formados na área.
Muitos
professores ao serem entrevistados relatam a dificuldade encontrada em sala de
aula, onde a mesma carrega uma heterogeneidade de sujeitos, perspectivas,
esperanças e histórias. Sendo assim o aprendizado passa a ser um processo onde
devem-se observar diversos desafios e aspectos. O professor Jônatas da
disciplina de história na Unidade Landri Sales relata as diversas dificuldades
encontradas em sala de aula: “ Bem, nós temos a questão da estrutura escolar
que nem sempre favorece um clima agradável para o ensino, desde o encontro de
ventiladores quebrados ou insuficientes em sala (....), também destaco os
alunos com dificuldade auditiva ou visual em minhas aulas de história, onde os
com deficiência auditiva pedem para mim repetir uma determinada coisa muitas
vezes, e os com deficiência visual sentam muito próximos do quadro negro e
mesmo assim tem dificuldade de escrever o que copio no quadro.”. E complementa:
“Destacaria diversos fatores em relação as dificuldades para o ensino de
inclusão na escola, mas aponto que no ensino superior já houve um avanço no
ensino de libras, contudo, é muito pouco tempo para aprender, e na prática em
sala de aula vemos o quanto é importante, depois penso que seja necessário uma
formação continuada e é isso que vou fazer para dar um ensino de qualidade para
meus alunos em sala de aula. A nossa escola é agraciada com uma interprete de
libras que fica na sala de aula, mas mesmo assim quando percebo que existe uma
dificuldade para entender os conteúdos recorro a sala de ensino para
deficientes surdos e auditivos e procuro estratégias para melhorar minhas
metodologias”.
A
Unidade Escolar Landri Sales conta com nove alunos com deficiência visual,
sendo seis alunos com perca total da visão e três alunos com baixa visão, com a
faixa etária que varia de dez a quarenta e oito anos de idade, e com seis
alunos com deficiência auditiva, onde cinco tem perca total da audição e um com
perca parcial, em uma faixa etária de treze a trinta e um anos de idade. Encontram-se
também, dois alunos com deficiência múltipla e um autista. As professoras
responsáveis pelo atendimento são Prof. Marcília Ribeiro de Lavor Soares e
Anatildes Martins Dantas Soares que atendem os alunos com deficiência visuais e
a Prof. Maria Excelsa Leite Leônidas que atende os alunos com deficiência
auditiva. O atendimento se dá em três dias por semana, onde há revezamento de
turmas e horários.
O
professor de história complementa que percebeu que em suas práticas em sala de
aula ao trabalhar assuntos diversos utiliza muitas estratégias dentre elas ele
nos diz que: “ Percebi que ensinar é um processo dialético que tanto parte do
aluno como de minha própria pessoa, e que alunos com dificuldades auditivas
melhoraram seu desempenho em sala de aula quando, por exemplo, coloquei em
grupos para a produção de franzines em sala de aula, percebi ali de forma mais
clara e evidente que precisamos mudar nossa linguagem e que eles tem uma
capacidade enorme sensitiva no sentido de que produziram ótimas revistas, com
desenhos ilustrados sobre as sociedades antigas”. Assim o desenho ou a imagem
visual, foi uma estratégia encontrada pelo professor de história. Enfatizamos também o aspecto de organização da turma que em muitos casos não facilita no processo de ensino aprendizagem dos alunos.
Sobre
as práticas e metodologias tecnológicas o professor relatou que é importante
conhecer a sala e os métodos já utilizados. “Fui na sala diversas vezes e
sempre encontro outras possibilidades para o ensino de história”. Encontramos
as seguintes ferramentas para o trabalho com os alunos com deficiência visual:
Maquina de Braille, Reglete e o instrumento Soroban, onde eles aprendem matemática.
Confira abaixo as fotos:
Aluna com deficiência auditiva usando a tecnologia DOSVOX
Professora Excelsa e aluna estagiária do curso de Libras da UFPI ensinam aluno com deficiência visual.
Prof. Anatildes e aluna com deficiência auditiva
Alfabeto em Libras
Sala de aula para alunos com deficiência
Alunos com deficiência aprendem com tecnologias digitais
Aluna com material tecnológico
Maquina de Braile
Reglete
Soroban utilizado para o aprendizado de matemática
Mãe de aluna em visita a sala de aula
Caderno com encosto para o aluno não sofrer danos na coluna
Sala de aula para alunos com deficiência na Escola Landri Sales em Picos - PI
Lupa para alunos com deficiência visual
Lupa digital para alunos com deficiência visual
Três tipos de lupas que os alunos utilizam
Quatro tipos de lupas que os alunos utilizam, sendo que a primeira da direita para a esquerda eles recebem e levam para casa
Reglete, Punção, Soroban e folha mais grossa para escrever em Braille
Impressora em Brille
Aluno usando a tecnologia brille fácil em computador.
Material paradidático para alunos com deficiência visual parcial ou perca total da visão.
Letras grandes e escrita em braille tudo junto
Letras maiores, desenhos e escrita em brille facilitam o aprendizado.
Material Produzido por alunos: habilidade em desenhos.
Aluno utilizando o Soroban para aprender matemática
Material confeccionado por alunos com deficiência auditiva.
Material confeccionado por alunos com deficiência auditiva.
Sala de aula .
Sala de aula.
Material feito por alunos com deficiência auditiva.
Material disponibilizado na educação de Libras.
Material disponibilizado para a educação para alunos com deficiência auditiva e visual.
Sala de aula. Aluna do curso de Libras UFPI em estágio.
Aluno com deficiência auditiva. Sob a mesa dicionário trilíngue utilizado como ferramenta para o aprendizado de LIBRAS, PORTUGUÊS E INGLÊS.
Confira também: Aluno de Sociologia da UNINTER em música em LIBRAS.
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