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EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA ESCOLA LANDRI SALES EM PICOS - PI

Por: Ricardo de Moura Borges. RU: 1389897
Polo – PICOS - PI      
Data: 13/09/2017



Unidade Escolar Landri Sales: Sala de aula para alunos com deficiência visual e auditiva. 



A Unidade Escolar Landri Sales, localizada na Rua Monsenhor Hipólito, 157 pertencente a cidade de Picos no Piauí oportuniza aulas para acesso de educação inclusiva para alunos com deficiência auditiva e visual. Os alunos com deficiência auditiva e visual que estão matriculados na rede de ensino fundamental e médio das regiões de Picos e cidades vizinhas podem se matricular e estudar no Landri Sales, onde é disponibilizado material e professores formados na área.
Muitos professores ao serem entrevistados relatam a dificuldade encontrada em sala de aula, onde a mesma carrega uma heterogeneidade de sujeitos, perspectivas, esperanças e histórias. Sendo assim o aprendizado passa a ser um processo onde devem-se observar diversos desafios e aspectos. O professor Jônatas da disciplina de história na Unidade Landri Sales relata as diversas dificuldades encontradas em sala de aula: “ Bem, nós temos a questão da estrutura escolar que nem sempre favorece um clima agradável para o ensino, desde o encontro de ventiladores quebrados ou insuficientes em sala (....), também destaco os alunos com dificuldade auditiva ou visual em minhas aulas de história, onde os com deficiência auditiva pedem para mim repetir uma determinada coisa muitas vezes, e os com deficiência visual sentam muito próximos do quadro negro e mesmo assim tem dificuldade de escrever o que copio no quadro.”. E complementa: “Destacaria diversos fatores em relação as dificuldades para o ensino de inclusão na escola, mas aponto que no ensino superior já houve um avanço no ensino de libras, contudo, é muito pouco tempo para aprender, e na prática em sala de aula vemos o quanto é importante, depois penso que seja necessário uma formação continuada e é isso que vou fazer para dar um ensino de qualidade para meus alunos em sala de aula. A nossa escola é agraciada com uma interprete de libras que fica na sala de aula, mas mesmo assim quando percebo que existe uma dificuldade para entender os conteúdos recorro a sala de ensino para deficientes surdos e auditivos e procuro estratégias para melhorar minhas metodologias”.
A Unidade Escolar Landri Sales conta com nove alunos com deficiência visual, sendo seis alunos com perca total da visão e três alunos com baixa visão, com a faixa etária que varia de dez a quarenta e oito anos de idade, e com seis alunos com deficiência auditiva, onde cinco tem perca total da audição e um com perca parcial, em uma faixa etária de treze a trinta e um anos de idade. Encontram-se também, dois alunos com deficiência múltipla e um autista. As professoras responsáveis pelo atendimento são Prof. Marcília Ribeiro de Lavor Soares e Anatildes Martins Dantas Soares que atendem os alunos com deficiência visuais e a Prof. Maria Excelsa Leite Leônidas que atende os alunos com deficiência auditiva. O atendimento se dá em três dias por semana, onde há revezamento de turmas e horários.
O professor de história complementa que percebeu que em suas práticas em sala de aula ao trabalhar assuntos diversos utiliza muitas estratégias dentre elas ele nos diz que: “ Percebi que ensinar é um processo dialético que tanto parte do aluno como de minha própria pessoa, e que alunos com dificuldades auditivas melhoraram seu desempenho em sala de aula quando, por exemplo, coloquei em grupos para a produção de franzines em sala de aula, percebi ali de forma mais clara e evidente que precisamos mudar nossa linguagem e que eles tem uma capacidade enorme sensitiva no sentido de que produziram ótimas revistas, com desenhos ilustrados sobre as sociedades antigas”. Assim o desenho ou a imagem visual, foi uma estratégia encontrada pelo professor de história. Enfatizamos também o aspecto de organização da turma que em muitos casos não facilita no processo de ensino aprendizagem dos alunos.

Sobre as práticas e metodologias tecnológicas o professor relatou que é importante conhecer a sala e os métodos já utilizados. “Fui na sala diversas vezes e sempre encontro outras possibilidades para o ensino de história”. Encontramos as seguintes ferramentas para o trabalho com os alunos com deficiência visual: Maquina de Braille, Reglete e o instrumento Soroban, onde eles aprendem matemática.
Confira abaixo as fotos:

Aluna com deficiência auditiva usando a tecnologia DOSVOX

Professora Excelsa e aluna estagiária do curso de Libras da UFPI ensinam aluno com deficiência visual.

Prof. Anatildes e aluna com deficiência auditiva

Alfabeto em Libras

Sala de aula para alunos com deficiência 

Alunos com deficiência aprendem com tecnologias digitais

Aluna com material tecnológico 

Maquina de Braile

Reglete

Soroban utilizado para o aprendizado de matemática

Mãe de aluna em visita a sala de aula

Caderno com encosto para o aluno não sofrer danos na coluna

Sala de aula para alunos com deficiência na Escola Landri Sales em Picos - PI

Lupa para alunos com deficiência visual

Lupa digital para alunos com deficiência visual

Três tipos de lupas que os alunos utilizam

Quatro tipos de lupas que os alunos utilizam, sendo que a primeira da direita para a esquerda eles recebem e levam para casa

Reglete, Punção, Soroban e folha mais grossa para escrever em Braille

Impressora em Brille

Aluno usando a tecnologia brille fácil em computador.

Material paradidático para alunos com deficiência visual parcial ou perca total da visão.

Letras grandes e escrita em braille tudo junto

Letras maiores, desenhos e escrita em brille facilitam o aprendizado.

Material Produzido por alunos: habilidade em desenhos.

Aluno utilizando o Soroban para aprender matemática

Material confeccionado por alunos com deficiência auditiva.

Material confeccionado por alunos com deficiência auditiva.

Sala de aula .

Sala de aula.

Material feito por alunos com deficiência auditiva.

Material disponibilizado na educação de Libras.

Material disponibilizado para a educação para alunos com deficiência auditiva e visual.

Sala de aula. Aluna do curso de Libras UFPI em estágio.

Aluno com deficiência auditiva. Sob a mesa dicionário trilíngue utilizado como ferramenta para o aprendizado de LIBRAS, PORTUGUÊS E INGLÊS.
Confira também: Aluno de Sociologia da UNINTER  em música em LIBRAS.


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