Pular para o conteúdo principal

Professor do Ceará usa aplicativo de celular no ensino de Filosofia e Sociologia para alunos com necessidades especiais.

Professor do Ceará usa aplicativo de celular no ensino de Filosofia e Sociologia para alunos com necessidades especiais.

Como um meio de auxiliar no ensino e a aprendizagem em sala de aula, o professor Emerson Rosa, no município de Campos Sales (CE), vem usando a tecnologia na inclusão de alunos com necessidades especiais.  Através de aplicativos de celulares e tabletes têm trabalhado os conteúdos didáticos, textos, exercício e avaliações das disciplinas que leciona. Embora, ainda em fase inicial, a iniciativa visa como uma ferramenta no auxílio do acesso e da democratização do conhecimento, segundo o professor.
Emerson é professor graduado em Ciências Sociais, ensina as disciplinas de Filosofia e Sociologia na Escola Estadual de Ensino Médio de Campos Sales, no interior do Estado. Ele explica que o ensino dessas disciplinas é de extrema importância na formação dos sujeitos críticos e autônomos para exercício da plena cidadania e não pode ser negadas a nenhum individuo que convive em sociedade e principalmente para os que encontram dificuldades de acesso aos meios de socialização.
Como um profissional da educação, tem encontrado o desafio de fazer a inclusão dos alunos com necessidades especiais. E como estamos vivendo no contexto de grandes avanços das tecnologias, estas têm sido uma ferramenta que pode contribuir no auxilio dos educadores para vencer os obstáculos e melhorar ensino e aprendizagem.
Os aplicativos, hoje, estão incorporados na vida prática das pessoas, e, ainda estão disponibilizados gratuitamente, segundo Emerson, a facilidade de acesso as aos aplicativos têm sido muito positivo, pois facilita o trabalho com educação de forma integradora, uma vez que, a contextualização dos conteúdos acontece com uma melhor interação, e significação em sala de aula, que também tem despertado mais interesse nos estudos dos conteúdos das disciplinas de Filosofia e Sociologia.
Entre os aplicativos usados, ele destaca o Hand Talk que faz a tradução automática de texto e voz para Língua Brasileira de Sinais (Libras). É um tradutor que é usado como um recurso de tradução para Libras, estreitando laços entre surdos e ouvintes. Ele conta com uma personagem de animação de nome Hugo, que além de traduzir conteúdos para Língua de Sinais apresenta uma sessão educativa chamada Hugo Ensina, com uma série de vídeos que aos ensinam crianças e adultos, expressões e sinais em Libras. Sendo usado nos mais diversos ambientes, como por exemplo: além das salas de aula, por professores, alunos e intérpretes, é utilizado em casa, entre pais e filhos, e seus familiares. E também por estudantes de Libras, que querem reforçar o seu vocabulário com a ajuda do Hugo.
Outro importante que ele usa é o CPqD Alcance, que é um aplicativo desenvolvido para cegos e deficientes visuais, especialmente pessoas iniciantes ou com dificuldade com tecnologia. Este aplicativo permite ao deficiente visual utilizar diferentes funções de seu smartphone touchscreen com autonomia; Privacidade e simplicidade, melhorando a sua qualidade de vida e se apropriando das facilidades de um mundo cada vez mais digital.
Há também O PictoVox  que é um aplicativo de Comunicação Aumentativa e Comunicação Alternativa desenvolvido para auxiliar pessoas com deficiência, dificuldades ou limitações de comunicação.  O usuário pode formar sentenças e se comunicar com as pessoas ao seu redor ou enviando as frases geradas através de outros aplicativos mensageiros.
Com estes aplicativos, é possível dinamizar as aulas, que ajudam no acesso aos materiais didáticos, textos, questionamentos, exercícios e simulados. E também disponibiliza relatórios com informações que ajuda no processo de avaliação quantitativa e principalmente qualitativa. Ressalta o Educar Emerson.
            O que podemos perceber, é que, a tecnologia é bem vida e tem sido revolucionaria na vida do ser humano. E essa atitude do professor é um bom exemplo disto. Alinhar tecnologia e educação na inclusão, não é só uma boa ideia e uma excelente iniciativa, é uma atitude indispensável e extremamente necessária na transformação da sociedade pela educação para inclusão e equidade social.  

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA ESCOLA LANDRI SALES EM PICOS - PI

Por: Ricardo de Moura Borges. RU: 1389897 Polo – PICOS - PI       Data: 13/09/2017 Unidade Escolar Landri Sales: Sala de aula para alunos com deficiência visual e auditiva.  A Unidade Escolar Landri Sales, localizada na Rua Monsenhor Hipólito, 157 pertencente a cidade de Picos no Piauí oportuniza aulas para acesso de educação inclusiva para alunos com deficiência auditiva e visual. Os alunos com deficiência auditiva e visual que estão matriculados na rede de ensino fundamental e médio das regiões de Picos e cidades vizinhas podem se matricular e estudar no Landri Sales, onde é disponibilizado material e professores formados na área. Muitos professores ao serem entrevistados relatam a dificuldade encontrada em sala de aula, onde a mesma carrega uma heterogeneidade de sujeitos, perspectivas, esperanças e histórias. Sendo assim o aprendizado passa a ser um processo onde devem-se observar diversos desafios e aspectos. O professor Jônatas ...

A Lógica do Poder em Nicolau Maquiavel

             Por: Prof. Esp. Ricardo de Moura Borges. Charge de Ivan Cabral. Ano de 2007. Reproduzida pela aluna Aline da Silva Moura do 2 B (ensino médio tarde - Escola Pedro Evangelista Caminha.               A lógica do poder para Maquiavel está desligada da ética cristã que permeava uma política ideal justificada na idade Média pelas virtudes de justiça, bondade etc. respaldadas pela sagrada Escritura, mostrando que o governante deveria ser tal qual o representado. Outra característica que se apresenta é a separação entre a moral pública e a moral privada, ou seja, percebemos uma secularização da política.             Nicolau Maquiavel (1469 – 1527) de origem Italiana fez seu percurso de vida e morte na cidade de Florença. Gostou sempre da política e estudou os clássicos greco-romanos, sendo portanto um humanista renascentista. Como vimos nas ...

A tecnologia a serviço da educação inclusiva: um novo desafio da nossa atual sociedade?

A tecnologia a serviço da educação inclusiva: um novo desafio da nossa atual sociedade? Por: Alane Batista da Silva RU 1921922                                                    Fonte: FONOterapiada A educação detém forte papel na vida de todos nós seres humanos, pois é através dela que adquirimos e agregamos conhecimentos e valores não só de si, como também do mundo. No entanto, a maioria das famílias brasileiras se deparam com adversidades durante o percurso educativo dos seus filhos, pois muitas não têm nem conhecimento de que os seus filhos possuem algum tipo de dificuldade de aprendizagem ou deficiência, segundo o site nova escola:  “ O Instituto Inclusão Brasil estima que 87% das crianças brasileiras com algum tipo de deficiência intelectual têm mais dificuldades na aprendizagem escolar e na aquisição de novas competências, se co...