Pular para o conteúdo principal

O PODER DA TECNOLOGIA A FAVOR DA INCLUSÃO

Por: Francisco Wesley Pereira Barbosa

Fonte: https://sayscentrodeensino.wordpress.com/2013/07/14/hand-talk-encurtando-distancias-na-comunicacao/

Atualmente, temos visto o poder da tecnologia atuando de forma surpreendente em nossas vidas e na sociedade. Houve um tempo em que tecnologia era um sonho distante de muitos de nós, onde até mesmo coisas simples como tv por antena parabólica era um sonho (acredite, isso é verdade). Falar em internet, celulares, smartphones, realidade virtual, impressoras 3D, entre muitos outros assuntos era algo visto somente em filmes (para aqueles que podiam possuir uma em casa).

Mas com as mudanças de tempo, situação econômica, entre muitos fatores que fizeram com que o acesso a novas tecnologias começassem a se tornar mais acessíveis, as pessoas aos poucos, de forma natural e admirável, começam a ter contato com celulares, computadores, smartphones. Para os que tiveram contato à primeira vista com uma tecnologia diferente, geralmente o clima é de admiração e muito apreço.

Contudo, para as novas gerações que nasceram já com a tecnologia em bastante uso, eles têm recebido a mesma de forma natural e assimilado de forma simples. Para se ter uma ideia, uma criança de cinco anos nos dias atuais pega um smartphone e consegue manusear o mesmo entrando de forma natural no youtube e em jogos para se divertir. Uma criança assiste hoje a um filme através do DVD Player e encara de forma natural, bem diferente da reação há anos atrás quando muitos tinham o primeiro contato com este tipo de aparelho.

Desta forma, podemos notar que a tecnologia tem se tornado tão presente em nossas vidas, nos auxiliando em quase tudo, de modo que nem notamos a total dependência que estamos criando cada vez mais dela. Hoje, usamos a tecnologia para acessar nossas contas bancárias, nossas notas escolares e muito mais.

Claro que, com as mudanças da vida moderna, essa dependência nada mais é que o resultado das nossas próprias necessidades em facilitar a nossa vida ou, digamos, nos ajudar em nossos afazeres. Pensando então nesse grande poder que a tecnologia tem em nos ajudar, foi que aconteceu do aplicativo para smartphone Hand Talk ter sido desenvolvido para auxiliar pessoas com deficiência auditiva para se comunicarem através da LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais).

O aplicativo Hand Talk, através de um assistente bem amigável, traduz automaticamente texto ou voz em libras para a pessoa não ouvinte. Desta forma, o aplicativo aproxima pessoas surdas e ouvintes, pois o mesmo através desta rica função faz com que o surdo compreenda o que o ouvinte quer comunicar através da linguagem em libras mostrado pelo aplicativo, como também auxiliar o ouvinte a aprender mais sobre essa rica e linda linguagem.

Foi através do uso desse aplicativo que o professor de matemática Francisco Alberto da Silva conseguiu aproximar seus alunos surdos e ouvintes do 7º ano (faixa etária entre 11 e 13 anos) para conhecerem a matemática de forma bem diferente: através da linguagem de sinais. O professor planejou apresentar a tabuada da multiplicação através da linguagem de sinais, onde não só os alunos aprenderiam os números como também as operações usando o aplicativo.

Durante a aula, os alunos inicialmente conheceram como eram os números em linguagem de sinais (onde através de voz e texto inseriam no aplicativo e o assistente traduzia para língua de sinais). 

Desta forma, todos puderam ver uma nova forma de conhecer os números e ver um mundo muito legal que muitos desconhecem. Assim, puderam interagir com os não ouvintes e poder entender melhor como funciona o mundo deles. Em seguida, depois de divertidas interações onde todos estavam a par dos números em linguagem de sinais, partiram para a aprendizagem em como perguntar operações de multiplicações. Assim, o aplicativo auxiliou de forma surpreendente a aula, mostrando como todos os que estavam ali poderiam se comunicar de forma divertida e, juntos aprenderam.

Naturalmente o aplicativo tem a desvantagem de não proporcionar algo tão real quanto a experiência humana proporciona e talvez não possua todas as palavras de acordo com certos contextos, mas mesmo assim suas vantagens ultrapassam essas pequenas limitações.

A grande e legal lição ficou por conta de todos poderem ver como a tecnologia pode nos ajudar a aproximar pessoas que muitas vezes são separadas por barreiras devido a suas diferenças físicas. Todos entendem então ser possível uma comunicação real quando começam a entender a linguagem que o outro nos comunica.

Como o smartphone é um dispositivo que cada vez mais se torna comum entre jovens e adultos, aplicativos como o Hand Talk poderão auxiliar de forma rica a inclusão de pessoas com deficiência.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA ESCOLA LANDRI SALES EM PICOS - PI

Por: Ricardo de Moura Borges. RU: 1389897 Polo – PICOS - PI       Data: 13/09/2017 Unidade Escolar Landri Sales: Sala de aula para alunos com deficiência visual e auditiva.  A Unidade Escolar Landri Sales, localizada na Rua Monsenhor Hipólito, 157 pertencente a cidade de Picos no Piauí oportuniza aulas para acesso de educação inclusiva para alunos com deficiência auditiva e visual. Os alunos com deficiência auditiva e visual que estão matriculados na rede de ensino fundamental e médio das regiões de Picos e cidades vizinhas podem se matricular e estudar no Landri Sales, onde é disponibilizado material e professores formados na área. Muitos professores ao serem entrevistados relatam a dificuldade encontrada em sala de aula, onde a mesma carrega uma heterogeneidade de sujeitos, perspectivas, esperanças e histórias. Sendo assim o aprendizado passa a ser um processo onde devem-se observar diversos desafios e aspectos. O professor Jônatas ...

A Lógica do Poder em Nicolau Maquiavel

             Por: Prof. Esp. Ricardo de Moura Borges. Charge de Ivan Cabral. Ano de 2007. Reproduzida pela aluna Aline da Silva Moura do 2 B (ensino médio tarde - Escola Pedro Evangelista Caminha.               A lógica do poder para Maquiavel está desligada da ética cristã que permeava uma política ideal justificada na idade Média pelas virtudes de justiça, bondade etc. respaldadas pela sagrada Escritura, mostrando que o governante deveria ser tal qual o representado. Outra característica que se apresenta é a separação entre a moral pública e a moral privada, ou seja, percebemos uma secularização da política.             Nicolau Maquiavel (1469 – 1527) de origem Italiana fez seu percurso de vida e morte na cidade de Florença. Gostou sempre da política e estudou os clássicos greco-romanos, sendo portanto um humanista renascentista. Como vimos nas ...

A tecnologia a serviço da educação inclusiva: um novo desafio da nossa atual sociedade?

A tecnologia a serviço da educação inclusiva: um novo desafio da nossa atual sociedade? Por: Alane Batista da Silva RU 1921922                                                    Fonte: FONOterapiada A educação detém forte papel na vida de todos nós seres humanos, pois é através dela que adquirimos e agregamos conhecimentos e valores não só de si, como também do mundo. No entanto, a maioria das famílias brasileiras se deparam com adversidades durante o percurso educativo dos seus filhos, pois muitas não têm nem conhecimento de que os seus filhos possuem algum tipo de dificuldade de aprendizagem ou deficiência, segundo o site nova escola:  “ O Instituto Inclusão Brasil estima que 87% das crianças brasileiras com algum tipo de deficiência intelectual têm mais dificuldades na aprendizagem escolar e na aquisição de novas competências, se co...